Trocando em Miúdo – Eduardo Mamcasz

 Tec/ Vinheta de Abertura

E vem aí mais um Fórum Social Mundial, neste ano chamado Temático, servindo de aquecimento para o Rio mais 20, chamado assim porque é o encontro internacional da ONU para discutir questões de meio ambiente e o primeiro se chamou justamente Rio 92.

Tec/ bg rápido

E hoje a gente termina a série de cinco prosas deste Trocando em Miúdo em cima dos assuntos que mais serão discutidos neste Fórum Social, de 24 a 29, em Porto Alegre, tudo em cima do que manda no nosso dia a dia, que é a economia, sem ela, nada feito.

 Tec/ bg rápido

 Então, para esta prosa de hoje, nada melhor do que a gente comemorar com um coquetel, lanche, almoço de confraternização, ou jantar de gala. Mas para isso não pode faltar uma coisa. Comida. Por isso, a gente tem que ter soberania alimentar.

Tec/ Vinheta Passagem Forum 01

Soberania alimentar. É a capacidade de uma comunidade garantir uma alimentação adequada, disponível de forma permanente, dentro de um modelo econômico que não seja fruto da especulação, nem da exploração e muito menos da dominação. Infelizmente, é isto o que acontece, provocando, de um lado, o armazenamento de alimentos para garantir preços, e do outro, milhões de pessoas morrendo de fome.

Tec/ bg rápido

Um exemplo rápido da política econômica de exploração comercial dos alimentos no mundo. Tudo passa, antes mesmo de ser plantado, sem saber se será colhido, por uma tal de Bolsa de Cereais de Chicago, Estados Unidos. Lá se decide o que vale a pena ser plantado e qual vai ser o preço futuro. Se decidem aumentar, sobra para os países pobres que não plantam.

Tec/ bg rápido

 Propostas que serão discutidas num dos eixos deste Fórum Temático. Em primeiro lugar, tem que ter um jeito de regular os preços dos alimentos no mercado internacional. Mas tem um detalhe que muda tudo. Tem que ser feito a partir das comunidades.

Outro exemplo rapidinho. Em Berlim, Alemanha, cidade modelo na economia sustentável, o pessoal compra primeiro dos produtores mais próximos. Diminui o preço. O transporte é menor. Polui menos. E dá uma força para a economia regional.

Mas para isso ser possível não se pode pensar apenas no lucro. Tem que haver segurança e, com isso, soberania alimentar. Será isto possível?

Tec/ Vinheta Passagem Forum 02

Mais rapidinho ainda. No caderno de propostas para uma economia justa e sustentável, preparado por Gustavo Marin, para este Fórum Social Temático 2012, destaco o seguinte:

Acabar com os deslocamentos forçados e com o monopólio de terras e águas.

Proteger os bens naturais, entre eles a terra, a água, as sementes e as colheitas.

Reforçar a aproximação da produção ao consumo.

Ter com que se alimentar.

 Então, tá.

Inté e Axé.

 Tec/ Vinheta Encerramento

Para ouvir clique abaixo:

http://www.radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2012-01-20/f%C3%B3rum-social-vai-propor-regula%C3%A7%C3%A3o-dos-pre%C3%A7os-dos-alimentos-no-mercado-internacion  

 

 

Anúncios