Here in Brazil we pay 47 percent of consumption account electric energy only on taxes and fees.

Use Google translator, please.

Em cima do custo da energia elétrica instável, o consumidor brasileiro paga, em média, 47 % de impostos e encargos. Que mais? Ainda tem os encargos setoriais. Só o CCC arrecadou, no ano passado, 5 bilhões e 850 milhões de reais. CCC. Conta de Consumo de Combustíveis. É para pagar as usinas térmicas na Amazônia. Aliás, com o total arrecadado na conta de luz, em todos nove tributos, num ano, dá para construir duas Usinas de Belo Monte. Outro encargo CDE. 3 bilhões 331 milhões no ano passado. Custo e Desenvolvimento Energético. É para financiar luz para a baixa renda. Tem ainda o RGR. Reserva Global de Reversão. 1 bilhão e 700 milhões em 2011. Para a universalização no uso da energia elétrica. E os impostos?

Se quiser clique e escute aqui 

http://radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2012-08-30/impostos-ficam-com-47-das-contas-de-luz

Continuando…

Estou aqui com minha conta de luz, Brasília. Para pagamento da energia elétrica em si 50,61 por cento da conta. E o restante? A maior fatia, em toda conta de luz, fica por conta e um imposto estadual. ICMS.Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Dá uma média de vinte por cento, depende do Estado. No caso da minha conta aqui em Brasília, acabou de chegar, 14,20 por cento. Que mais?

. . .

 Na conta de luz tu pagas 13,9 por cento de impostos federais, 20,8 por cento de estaduais e 0,02 por cento de municipais. Ah, tu pagas ainda 1,6 por cento de encargos trabalhistas e 8,8 por cento de encargos setoriais. As informações são do Instituto Acende Brasil. Olha para a lâmpada de luz acesa na tua frente e pense na seguinte informação. Em média, os governos arrecadam na conta de luz 121 mil reais por MINUTO.  

 . . . 

Que mais? Mais nada, meu. Estou apagando a luz para economizar na hora de pagar. Ah … para falar a verdade, na minha conta tem ainda mais dez por cento para uma tala de contribuição de iluminação pública. O dinheiro é mandado para o município. Ou seja. Eu pago e, por isso, tenho direito a ter um poste de luz, acesa, na frente da minha casa.

Então, tá.

Tô no escuro.

Inté e Axé.

Moral do lero.

APAGA BRASIL! 

http://www.acendebrasil.com.br/

Anúncios