Brazil: electric energy bill yields U$ 60,000 per minute only in tax


Here in Brazil we pay 47 percent of consumption account electric energy only on taxes and fees.

Use Google translator, please.

Em cima do custo da energia elétrica instável, o consumidor brasileiro paga, em média, 47 % de impostos e encargos. Que mais? Ainda tem os encargos setoriais. Só o CCC arrecadou, no ano passado, 5 bilhões e 850 milhões de reais. CCC. Conta de Consumo de Combustíveis. É para pagar as usinas térmicas na Amazônia. Aliás, com o total arrecadado na conta de luz, em todos nove tributos, num ano, dá para construir duas Usinas de Belo Monte. Outro encargo CDE. 3 bilhões 331 milhões no ano passado. Custo e Desenvolvimento Energético. É para financiar luz para a baixa renda. Tem ainda o RGR. Reserva Global de Reversão. 1 bilhão e 700 milhões em 2011. Para a universalização no uso da energia elétrica. E os impostos?

Se quiser clique e escute aqui 

http://radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2012-08-30/impostos-ficam-com-47-das-contas-de-luz

Continuando…

Estou aqui com minha conta de luz, Brasília. Para pagamento da energia elétrica em si 50,61 por cento da conta. E o restante? A maior fatia, em toda conta de luz, fica por conta e um imposto estadual. ICMS.Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Dá uma média de vinte por cento, depende do Estado. No caso da minha conta aqui em Brasília, acabou de chegar, 14,20 por cento. Que mais?

. . .

 Na conta de luz tu pagas 13,9 por cento de impostos federais, 20,8 por cento de estaduais e 0,02 por cento de municipais. Ah, tu pagas ainda 1,6 por cento de encargos trabalhistas e 8,8 por cento de encargos setoriais. As informações são do Instituto Acende Brasil. Olha para a lâmpada de luz acesa na tua frente e pense na seguinte informação. Em média, os governos arrecadam na conta de luz 121 mil reais por MINUTO.  

 . . . 

Que mais? Mais nada, meu. Estou apagando a luz para economizar na hora de pagar. Ah … para falar a verdade, na minha conta tem ainda mais dez por cento para uma tala de contribuição de iluminação pública. O dinheiro é mandado para o município. Ou seja. Eu pago e, por isso, tenho direito a ter um poste de luz, acesa, na frente da minha casa.

Então, tá.

Tô no escuro.

Inté e Axé.

Moral do lero.

APAGA BRASIL! 

http://www.acendebrasil.com.br/

Deixe um comentário

latest posts

subscribe to my blog