Padre gaúcho inventa o rádio há 117 anos

began work in the wireless field in 1908 when the first commercial wireless station was constructed in Chicago, Illinois … and then on to the Amazon River in 1913 to construct a radio system for the Brazilian government … 

First, listen me, only in brazilian language

Dê um click

http://snd.sc/Tp3F8X  

Dizem que a primeira transmissão de rádio no Brasil acontece hoje, 7 de setembro, mas passados 90 anos, porque em 1922. Digo dizem porque depende de fatos que invalidam o dito.

Tec/ aqui entra gravação de 1908, voz do Barão do Rio Branco

Fato 1

Existem registros da instalação do primeiro transmissor de ondas de rádio na nossa Amazônia, em 1913, pelo gringo Paul Forman Godley, um dos fundadores da empresa Adams-Morgan-Paragon, contratado pelo governo brasileiro.

“ … began work in the wireless field in 1908 when the first commercial wireless station was constructed in Chicago, Illinois … and then on to the Amazon River in 1913 to construct a radio system for the Brazilian government … ”

Fato 2

Acontece que o mesmo aparelho dos gringos, usado no Rio, em 1922, é roubado do padre gaúcho Landell de Moura, que, em 1893, realiza a primeira transmissão falada do mundo, sem fios, por ondas eletromagnéticas, em equipamento inventado e fabricado por ele mesmo. Tem mais. Em 1894, Landell de Moura repete a transmissao de voz, sem fios, desta feita na capital de São Paulo, numa distância de oito quilômetros, a partir da Avenida Paulista.

Em 9 de março de 1901, Landell de Moura, obteve para seus inventos, a patente brasileira número 3.279. Poucos meses depois seguiu para os Estados Unidos, e em 4 de outubro de 1901 deu entrada no The Patent Office de Washington, DC, pedindo privilégio para as suas invenções, tendo obtido, em 11 de outubro de 1904 a patente 771.917, para um transmissor de ondas. o inventor do rádio justifica o seguinte, por escrito:

 Minha invenção pode garantir a comunicação comqualquer ponto da Terra, por mais afastados que eles estejam um do outro.Futuramente, meus aparelhos servem até mesmo para as comunicaçõesinterplanetárias.”

Tec/ aqui entra a gravação Repórter Esso anunciando o suicídio do presidente Getúlio Vargas

Fato 3

PRIMEIRA estação de rádio a funcionar no Brasil é a Sociedade Rádio de Pernambuco, em 1919.

Fato 4

SEGUNDA estação de rádio a funcionar no Brasil é a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro, criada por Roquete Pinto, em 1923. A inauguração acontece numa subsala da Escola Politécnica, através da doação de equipamentosda Western Eletric, dos Estados Unidos, e do transmissor de 10 wats de uma fábrica argentina, a Pekan. Vamos ouvir voz do próprio Roquette Pinto contando como foi.

Tec/ entra aqui a gravação da voz de Roquette Pinto sobre 1923 e a primeira rádio no Brasil.

Disse ainda o pai do Rádio no Brasil:

Todos os lares espalhados pelo imenso território do Brasil receberão livremente o conforto moral da ciência e da arte. Tudo isso há de ser o milagre das ondas misteriosas que transportarão, no espaço, silenciosamente, as harmonias. Que incrível meio será o rádio para transformar um homem em poucos minutos, se o empregarem com alma e coração!”

Fato 5

E por que tem gente comemorando, neste 7 de setembro de 2012, os 90 anos da primeira estação de rádio no Brasil? Na verdade, é a primeira transmissão de voz. Vamos aos fatos, devidamente registrados nos jornais da época. Infelizmente, não existe jeito gravar a voz. Então, ela se perde nas águas já poluídas da Baía da Guanabara.

Antes, uma localizada na situação reinante na época. Só para variar, o presidente está às turras com os militares porque em maio deste mesmo ano, 1922, acontece a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Todos levam tiros, inclusive os dois que escapam vivos, Siqueira Campos e Eduardo Gomes. Para piorar, um civil é nomeado para o Ministério da Guerra. Pandiá Calógeras.

Tec/ entra voz governador Carlos Lacerda, 1964, no Palácio da Guanabara cercado pelos militares.

Para não cair, o presidente Epitácio Pessoa, paraibando de Umbuzeiro, que ganha no voto do candidato Rui Barbosa, precisa, urgente, de um fato novo. Jogada de marqueteiro. Pois aqui adentram os gringos com a tecnologia roubada do gaúcho Landell de Moura.

 

Tec/ Entra aqui a voz de Roquette Pinto sobre a transmissão de voz, não de rádio, em1922

Agora, sim, aos fatos.

7 de Setembro de 1922.

Centenário da Independência do Brasil. Rio de Janeiro.

Uma antena enorme é instalada, pelos gringos,dem cima no morro do Corcovado. Oitenta “cornetas” de som são espalhadas pela Cidade ainda Maravilhosa. Praça Quinze. Teatro Municipal. Quinta da Boa Vista e tal. Todas transmitem o discurso oficial do então presidente do Brasil, o paraibano Epitácio Pessoa, nada a ver com João Pessoa. Som fanhoso, horrível, começa com os acordes de Carlos Gomes. Bem A Voz do Brasil. Tudo muito oficial.Ufanesco.

Tec/ entra áudio campanha Jânio Quadro, varre, varre, vassourinha…

Mais fatos

O relato continua, sem a voz, serve a palavra, lida no dia seguinte, nos dois jornais da época, do Rio, bem no estilo a serviço do governo prensado pelos militares.

1 – Jornal do Commercio

A Rio de Janeiro and São Paulo Telephone Company, de combinação com a Westinghouse Internacional Companye a Western Eletric Company, instalou uma possante estação transmissora no alto doCorcovado e outros aparelhos de transmissão e recepção no recinto da exposição, em São Paulo, Niterói e Petrópolis.Dessa forma, o discurso inaugural da exposição, feito pelo Sr. Presidente da República, foi transmitido pela cidade acima por meio da radiotelefonia.À noite, no recinto da exposição, em frente ao Posto Telefônico Público, onde se achava instalado um dos aparelhos de transmissão, foi proporcionado aos visitantes um espetáculo inédito para nós:daquele local, por intermédio do telefone de alto-falante,foi ouvida, por numerosa assistência, toda a ópera O Guarani, como era cantada no Teatro Municipal.Nada deixou de apanhar o aparelho de recepçãoinstalado no Municipal, nem mesmo os aplausos aos artistasque cantaram a ópera nacional. Em São Paulo, Niterói e Petrópolis também foi ouvidaa obra imortal de Carlos Gomes”

Tec/ entra aqui o áudio original da novela O Direito de Nascer

2 – Jornal A Noite

Um Sucesso de Radiotelephonia e Telephone Auto-falante. Uma nota sensacional do dia de hontem foi oserviço de rádio-telephone auto-falante, grande atrativo da Exposição. O discurso do Sr. Presidente da República, inaugurando o certamen foi, assim,ouvido no recinto da Exposição, em Nictheroy, Petropolis e São Paulo,graças à instalação de uma possante transmissorano Corcovado e de aparelhos de transmissão e recepção, nos logares acima. Desse serviço se encarregaram aRio de
Janeiro and São Paulo Telephone Company, Westinghouse International Co.Western Electric Company. À noite, no recinto da Exposição, em frente ao posto de Telephone Público, por meio do telephone auto-falante, a multidão teve uma sensação inédita. A ópera Guarany, de Carlos Gomes, que estava sendo cantada no
Theatro Municipal, foi alli, distinctamente ouvida bem como os applausos aos artistas. Egual cousa succedeu nas cidades acima”.

Tec/ Entra aqui o áudio original do Show da Marlene

Moral do lero

Ninguém gostou da qualidade da primeira transmissão de voz no Brasil, apesar do relato ufanesco dos jornais, no dia seguinte, quando os gringos colocaram a viola no saco, quer dizer, as cornetas e a antena e se mandaram sem vender a geringonça. Só depois é que o pai do rádio no Brasil, Roquete Pinto, faz uma vaquinha entre os comerciantes, forma um clube e …. bom, isto é conversa para uma outra hora. .

Tec/ entra áudio do deputado comunista, 1946, Jorge Amado

Certo?

Então, tá

Inté e Axé.

Tec/ entra  o áudio original do programa Balança mas não cai.

Tec/ Vinheta de encerramento

Croqui do primeiro aparelho de rádio do mundo, inventado pelo padre gaúcho Leonel de Moura, em 1893, devidamente patenteado, no Brasil e nos Estados Unidos, mas que, por causa disso, morreu internado num asilo de loucos.

Ouça completo no link abaixo:

http://snd.sc/Tp3F8X

Mais informações

http://www.commtechrf.com/history.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Roquette-Pinto

http://radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2012-09-07/brasil-teve-que-pagar-pela-independ%C3%AAncia

Anúncios