Cap 05

quadriga berlim

Brandemburg Tor, o Arco do Triunfo de Berlim, desde o dia em que foi inaugurado, sem festa, em 1791, passou por quedas, subidas, restauros, tal qual a Alemanha, até um histórico roubo, já conto os detalhes.

O Portão de Brandemburgo, em Berlim, tem 26 metros de altura, 65 metros de largura e 11 metros de fundura, isto se olhado de frente, até em cima da Cruz de Ferro, episódio de hoje, ou seja, a quadriga.

Os quatro cavalos conduzindo a deusa grega Irene, por ironia do destino, da Paz, foram colocados em cima do Portão de Brandemburgo, em 1793, mas tiveram o azar de, em 1806, ver Berlim ser pelos franceses.

As tropas francesas eram comandadas pelo famoso Napoleão Bonaparte que, no jogo de gato e rato, francês e alemão, resolveu simplesmente, para humillhar os prussianos, levar a quadriga inteira para Paris.

Entre 1806 e 1814, o famoso símbolo da soberania alemã, em cima do Portão de Brandemburg, sobreviveu que nem emigrante refugiado, na França mas, por ironia do destino, voltou para Berlim, direto para a Praça Paris.

O detalhe da quadriga com a deusa Irene, da Paz, é que quando a Prússia invadiu Paris a trouxe de volta a Berlim, o Frederico Guilherme II mandou colocar uma cruz de ferro e a cantada águia , as duas tão mal usadas.

Esta prosa do ladrão do Napoleão e a quadriga do Portão de Brandemburgo poderia continuar por mais um cadinho para entrarmos no período de abandono quase total durante quase meio século de dominação comunista de Berlim.

Acontece que no capítulo seguinte preciso contar do esquemão sonhado pelo Fuhrer Adolfo, codinome Hitler, com os Mil e Um Anos da Germânia e o papel que a águia e a cruz de ferro (suástica) teriam na Capital do Mundo.

Na sequência da destruição total de Berlim, não tendo ficando pedra sobre pedra, e do longo domínio por ianques, soviéticos, ingleses e, ora vejam só, os franceses de volta, muita água suja rolou por debaixo do Portão.

Então, tá.

Heil, Inté e Axé.

Cap 06 – Sonho nazista leva Berlim da Fama à Lama.

Cap 07 – Comunistas botam cavalos no lado errado de Berlim.

#berlim #hitler #napoleão #brandeburgtor #prússia

Anúncios