Apesar de ser a segunda maior taxa básica de juros do mundo,

logo abaixo da Turquia,

a queda da Selic  dificulta a vida da caderneta da poupança,

dos títulos públicos e

da devolução do Imposto de Renda.

Primeiro, o que é esta tal de taxa Selic. É a taxa básica de juros que o governo federal paga para o pessoal, por exemplo, que compra títulos públicos do Tesouro Nacional. Se for em cima de um bilhão de reais, é uma economia de 70 milhões de reais na dívida pública interna brasileira. E aí atrapalha a vida, por exemplo, dos fundos de pensão, da previdência social privada, não a do INSS. Diminui também a correção do pessoal que tem devolução de imposto de renda e ainda não recebeu. E a minha poupança com esta tal taxa Selic, como fica? Pois é.

Caderneta de poupança. Desde maio que mudou o cálculo do rendimento. Antes, era seis por cento ao ano, ou meio por cento ao mês, mais TR, jazinho explico isto, e pronto. Agora, depende da taxa Selic. Sempre que estiver a oito e meio por cento, hoje está a oito, e logo mais à noite pode cair a sete e meio, a poupança passa a render 70 por cento disto mais a tal da TR. Quer dizer, quanto menor a Selic, menor o rendimento da caderneta de poupança. Selic. Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Mais a TR, Taxa de Referência, pela amor de Deus, que é isso?

Taxa de Referência. É o seguinte. Vou falar difícil, que nem técnico. TR é a média ponderada em trinta dias dos CDBs nos trinta maiores bancos, sem o desconto do Imposto de Renda. No caso da TR para uso na poupança, é 70 por cento do apurado. Difícil para caramba, né. Pois troco em miúdo. TR, para uso na poupança, dá zero vírgula quase um por cento ao ano, ou seja, nada. Somado com o 70 por cento da taxa selic, se ela hoje à noite cair para sete e meio por cento, dá menos do que a inflação. Ou seja. Caderneta de poupança é uma aplicação, nunca um investimento. E se depender da Selic do Copom, a poupança está é  ferrada.

Certo?

Então, tá.

Inté e Axé.

And now, clique e me ouça:

 http://radioagencianacional.ebc.com.br/materia/2012-08-29/rendimento-da-poupan%C3%A7-cai-hoje-junto-com-taxa-selic

Anúncios